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Projecto de intervenção + Estágio


Código: GS3204    Sigla: PIE

Ocorrência: 2017/18 - 2S

Área de Ensino: Gerontologia Aplicada

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGS 12 Despacho 6311/08 de 05 de Março 15 ECTS 0 0

Horas Efetivamente Lecionadas

3Turma

Trabalho de Campo: 0,00
Seminário: 0,00

Docência - Horas

Trabalho de Campo: 15,00
Seminário: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Trabalho de Campo Totais 1 15,00
Joana Madalena Tavares Martins Guedes   0,00
Seminário Totais 1 3,00
Joana Madalena Tavares Martins Guedes   3,00

Língua de Ensino

Português

Bibliografia Principal

Bermejo, J. C.;A relação de ajuda no encontro com os idosos, Prior Velho: Paulinas, 2010
Fernandes, A. A.;Questões Demográficas: demografia e sociologia da população, Lisboa: Edições Colibri, 2008
Lima, M. P.;Posso participar? Actividades de desenvolvimento pessoal para idosos, Porto: Ambar, 2004
Link, A. L;Group work with elderly : 50 therapeutic exercises for reminiscences, validation and remotivation. , Sarasota: Professional Resource Press, 1997
Pereira, J. D. L., Lopes, M. S. & Rodrigues, T. M.;Animação sociocultural, gerontologia e geriatria: a intervenção social, cultural e educativa na terceira idade, Chaves: Associação para a Promoção e Divulgação Cultural, 2013
Paúl, C. & Ribeiro, O. ;Manual de Gerontologia: aspetos biocomportamentais, psicológicos e sociais, Lisboa: Lidel, 2011
Pereira, F.;Teoria e Prática da Gerontologia. Um guia para cuidadores de idosos, Viseu: PsicoSoma, 2012
Fernandes, A. A.;Questões Demográficas ¿ demografia e sociologia da população, Lisboa: Edições Colibri, 2008
Rosa, M. J. V.;O envelhecimento da sociedade portuguesa, Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2012
Villaverde Cabral, M.;Processos de Envelhecimento em Portugal. Usos do Tempo, redes sociais e condições de vida, Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2013
Paúl, C.;Lá para o fim da vida–Idosos, família e meio ambiente, Coimbra: Almedina, 1997
Duarte, M.;Fragilidade em idosos: modelos, medidas e implicações práticas, Lisboa: Coisas de Ler, 2015
Sousa, L., Figueiredo, D. & Cerqueira, M.;Envelhecer em família: os cuidados familiares na velhice, Porto: Ambar, 2006
Antunes, Mª. C. & Leandro, Mª. E. (org.);Envelhecimento: Perspetivas, Projetos e Práticas Inovadoras, Famalicão: Edições Húmus, 2016
Ribeiro, O. & Paúl, C.;Manual de Envelhecimento Activo, Lisboa: Lidel, 2011

Observações Bibliográficas

A par da bibliografia da unidade curricular, a docente irá fornecer artigos científicos de suporte aos projectos de intervenção.

Métodos de Ensino

Pretende-se que os alunos tenham oportunidade de observar e debater problemas inerentes à prática, traduzindo saberes teóricos em programas de acção, em permanente aperfeiçoamento. Assim, as aulas serão do tipo teórico-prático, assentes em estratégias pedagógicas que favoreçam a aprendizagem activa e a problematização das experiências observadas nos estágios; exposição de conteúdos com recurso a elementos convencionais e multimédia; debates ou trabalhos de grupo sobre acções a planear e a desenvolver; role-playing em torno do treino de competências direccionadas para o enfrentamento de situações reais; discussão orientada de textos científicos e seminários direccionados para o conhecimento de projectos diversificados nesta área.


Modo de Avaliação

Avaliação apenas com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  288
  Total: 288

Avaliação Contínua

De acordo com o n.º2 do artigo 9º, capítulo II do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos (RAC), a disciplina de Estágio é obrigatoriamente de avaliação contínua. Nas disciplinas de avaliação contínua, os alunos só poderão faltar a um máximo de 20% do total de aulas em cada disciplina (nº9 do artigo10º do RAC). Nas disciplinas o limite de faltas para o trabalho de terreno é de 5% do total de horas previstas e de 10% do total de horas previstas para os alunos abrangidos pelos estatutos de trabalhador estudante (lei 116/1997) e de apoio social a mães e pais estudantes (lei 90/2001). A avaliação é contínua, integrando: trabalhos realizados ao longo do semestre; assiduidade e participação ativa nas aulas e no estágio; relatório final. A avaliação integrará também o parecer do orientador local, relativamente ao desempenho do aluno no estágio.

Avaliação Final

A avaliação da disciplina de Estágio V será o resultado das seguintes ponderações: 50% da nota ¿ qualidade do trabalho de terreno e registos de campo; 50% da nota ¿ trabalhos escritos e/ou orais, assiduidade e participação nas aulas.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Observações - O atendimento aos alunos decorre no Gabinete 8. A docente ajusta o seu horário às necessidades dos alunos, particularmente dos trabalhadores-estudantes. Poderão contactar a docente por email.