• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
Você está em: Início > Programa Erasmus + Estágios


Erasmus + Estágios


Um estágio Erasmus é constituído por um período numa empresa ou organização de outro país participante, com o objetivo de promover a adaptação aos requisitos do mercado de trabalho Europeu, no sentido de permitir a aquisição de capacidades específicas e de aumentar a compreensão da cultura económica e social do país em causa, no contexto de aquisição de experiência profissional. 

Organizações participantes elegíveis 
  1. Instituições de Ensino Superior;
  2. Qualquer organização, pública ou privada, ativa no mercado de trabalho ou nos domínios da educação, formação e juventude. 
Por exemplo
    1. Empresa pública ou privada, pequena, média ou grande (incluindo empresas sociais); 
    2. Organismo público local, regional ou nacional; 
    3. Parceiro social ou outro representante da vida profissional, incluindo câmaras de comércio, associações de artesãos /profissionais e organizações sindicais; 
    4. Instituto de investigação; 
    5. Fundação;
    6. Instituto/escola/centro educativo, a qualquer nível;
    7. Organização sem fins lucrativos, associação, ONG; 
    8. Órgão que preste serviços de orientação profissional, de aconselhamento profissional e de informação. 
Organizações não elegíveis  

A organização na qual os participantes realizam a sua atividade de mobilidade deve encontrar-se estabelecida num País do Programa. O país onde vai ser realizada a atividade de mobilidade deve ser distinto do país da instituição de envio e do país de residência do participante. 

Candidatura

Candidatura à entidade de acolhimento

Cabe ao estudante desenvolver os contactos necessários junto da Entidade de Acolhimento. Para contactarem possíveis Entidades de Acolhimento, os candidatos deverão elaborar uma carta de apresentação, onde apresentem as suas motivações para realizar o estágio nessa Entidade, bem como os seus objectivos e a duração do estágio. A carta deve ser acompanhada por um Curriculum Vitae (CV) detalhado, em língua inglesa. A confirmação do estágio depende da emissão por parte da Entidade de Acolhimento de uma carta de aceitação. Se ainda não tem entidade de acolhimento consulte o Centro Europeu de Projeto/Estágio - Praxis e o Portal ERASMUS INTERN.org. 

Candidatura ao Estágio Erasmus

Para formalizar a candidatura para realizar o Estágio Erasmus, o estudante tem obrigatoriamente que efetuar uma candidatura para o ano letivo seguinte até à data indicada anualmante pelo Gabinete de Relações Internacionais. A candidatura deve ser formalizada de acordo com os prazos e procedimentos estabelecidos anexando a Carta de Aceitação da Entidade de Acolhimento. 

Entrega do Training Programme, já devidamente preenchido pelo estudante e assinado pela Instituição de Acolhimento. Este documento representa o contrato que identifica as atividades a desenvolver, as competências a adquirir e as tarefas a desempenhar pelo estudante na Entidade de Acolhimento, bem como a forma de avaliação do estágio. Antes de partir, o estudante deverá acordar, em colaboração com o coordenador Erasmus e a entidade de acolhimento um plano de estágio. O orientador de estágio do aluno deve auxiliar o estudante a definir o seu programa de estágio, em colaboração com o responsável na instituição de acolhimento. Este contrato só é válido após assinatura pelo estudante, pelo Coordenador Erasmus e pela entidade de acolhimento. 

Bolsas de Mobilidade para Estágio Erasmus + 

Todos os alunos seleccionados para efectuarem um Estágio Erasmus são automaticamente candidatos a uma Bolsa de Mobilidade para Estágio - Erasmus Placement. O montante da bolsa é fixado anualmente de acordo com os valores publicados pela Agência Nacional Erasmus + Educação e Formação. 

Contudo, o número de bolsas que a Agência Nacional para a Gestão do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida atribui, pode não ser suficiente para financiar todos os candidatos. Assim, a Bolsa de Mobilidade Erasmus não está garantida para todos os estudantes Erasmus, logo é possível um estudante realizar um Estágio Erasmus com bolsa zero, usufruindo de todos os direitos e deveres dos demais participantes no Programa, à excepção da Bolsa. Se não receber uma Bolsa de Mobilidade para Estágio - Erasmus Placement, o estudante não tem de desistir do Programa, pode efectivamente realizar o estágio, mas os custos têm que ser suportados inteiramente pelo próprio. 

O objectivo das bolsas de mobilidade não é financiar integralmente as despesas normais do estudante, mas sim cobrir o diferencial do nível de vida do país para onde foi seleccionado. 

Duração da Mobilidade 

Mínimo: 3 meses 
Máximo: 12 meses 

Seguro 

O estudante é responsável pela realização de seguro de responsabilidade civil que será da responsabilidade do estagiário. Assim como o seguro de saúde deverá ser acautelado pelo estagiário através do cartão de saúde europeu. 

Apoio Linguístico 

O estudante, antes e no fim do período de mobilidade, realiza uma avaliação online de competências linguísticas num dos seguintes idiomas: inglês, francês, alemão, italiano, espanhol, holandês, polaco, checo, dinamarquês, grego e sueco. O estudante pode também beneficiar de um curso online na língua em que realizou o teste. A avaliação de competência linguística é obrigatória. A realização do curso é obrigatória para os estudantes que tenham obtido classificação inferior ou igual a B1.