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Psicossociologia das Organizações I


Código: GS1103    Sigla: PO1

Ocorrência: 2020/21 - 1S

Área de Ensino: Psicologia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGS 8 Despacho 6311/08 de 05 de Março 4 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

TURMA1

Teóricas: 0,00

Docência - Horas

Teóricas: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 2,00
José Alberto Mendes Falcão dos Reis   2,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Objectivos da disciplina: Compreender as organizações: - no quadro da sociedade global e enquanto produto e função da estruturação dessa sociedade; - como estruturas sociais complexas e dinâmicas, criadas pelos indivíduos em ordem à produção de bens e de serviços; - como meios de enquadrar e estabilizar a actividade humana colectiva segundo metas, regras, princípios e procedimentos de trabalho; diferenciação de funções e papéis; padrões de socialização e comunicação entre indivíduos e grupos, definição da tomada de decisão e modos de coordenação da acção individual e colectiva; gestão dos conflitos. Analisar a interacção entre factores de estrutura/cultura e os seus condicionamentos mútuos. Compreender o que é uma estrutura organizacional e para que serve, que se podem adoptar soluções estruturais diferentes em função do modo como se divide e coordena o trabalho e de factores de contingência; que há estruturas organizacionais mais adequadas aos problemas e necessidades dos idosos; compreender que é possível inovar nesta matéria.

Programa

Conteúdos programáticos: 1.Estrutura organizacional 1.1 As seis componentes básicas da organização (o centro operacional, o topo estratégico, a linha hierárquica de autoridade, a tecnoestrutura, os serviços de apoio, a ideologia) 1.2 Divisão do trabalho e a sua coordenação: duas necessidades indissociáveis e inerentes a toda a actividade humana organizada 1.2.1 Os modos de organização do trabalho como produto da combinação entre divisão do trabalho e mecanismos de coordenação do trabalho 1.2.1.1 Divisão do trabalho entre operadores (divisão vertical e divisão horizontal) 1.2.1.2 Mecanismos de coordenação do trabalho (ajustamento mútuo, supervisão directa,estandardização dos procedimentos, estandardização dos resultados, estandardização das qualificações e estandardização das normas) 1.3 Actores organizacionais e o seu poder 1.3.1 Categorias de actores organizacionais e suas relações 1.3.2 Processos de decisão e comportamentos dos actores: atitudes tipo e recursos mobilizados no exercício do poder 1.3.3 Identificação  e classificação dos sistemas de influência na organização - sistema de controlo pessoal, sistema de controlo burocrático, sistema de controlo ideológico, sistema de competências especializadas - a partir da localização do poder nesta(s) ou naquela(s) ctegoria(s) de actores (predominância de um ou de mais do que um mecanismo de coordenação).

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Os conteúdos estão organizados de forma integrada, visando permitir a análise de conceitos e perspectivas pertinentes para a compreensão da estrutura e funcionamento das organizações,com destaque para as organizações que prestam cuidados e serviços a seniores.

Bibliografia Principal

Mintzberg, Henry;Estrutura e dinâmica das organizações,, Publicações Don Quixote, 2004
Ferreira, J. M. Carvalho, Neves, J., Caetano, A;Manual de Psicossociologia das Organizações, MacGraw-Hill, 2001
Bilhim, João Abreu de Faria,;Teoria organizacional: estruturas e pessoas, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, 2001

Métodos de Ensino

Sessões teóricas (T): sessões que contemplam a análise, pela docente, dos conteúdos programáticos da unidade curricular, articulando-se a exposição teórica dos temas com a ilustração empírica e a participação dos alunos na sua discussão. Sessões de orientação tutorial (OT): sessões que contemplam um conjunto de actividades com um carácter mais prático, que visam consolidar as competências dos alunos. Estão previstas as seguintes actividades: - realização de exercícios de aplicação dos conhecimentos a partir da análise de dados (descrições) sobre organizações concretas; - orientação tutorial, individual e em pequeno grupo, para esclarecimento de dúvidas, quando solicitada pelos alunos.


Modo de Avaliação

Avaliação apenas com exame final

Avaliação Contínua

Avaliação distribuída que se compõe por duas provas escritas e individuais, a última das quais a realizar-se na mesma data que o exame final. Cada uma das provas de avaliação terá um peso na nota final de 50%.

Avaliação Final

O cálculo da classificação final corresponderá à média ponderada dos dois momentos de avaliação. É aprovado o aluno que tiver classificação igual ou superior a 10 valores, desde que em nenhuma das classificações parcelares tenha obtido nota inferior a seis valores e meio (6,5 val.). Os alunos que tiverem 8, ou 9 valores serão sujeitos a prova oral. Todos os outros estarão automaticamente reprovados.

Provas e Trabalhos Especiais

Não aplicável.

Avaliação Especial (TE, DA, ...)

De acordo com as normas estipuladas no Regulamento de Avaliação do ISSSP.

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

A melhoria de nota é feita de acordo com o estipulado no Regulamento de Avaliação de Conhecimentos do ISSSP.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular