• EN
  • Facebook
  • Youtube
Você está em: Início > Cursos > Seminário - Filosofia da Humanitude: estudo de caso

Seminário - Filosofia da Humanitude: estudo de caso

Instituto Superior de Serviço Social do Porto, 6ª feira, 17 de Novembro de 2017

Programa

15h30 - Envelhecimento positivo (ativo e saudável) e os pilares Humanitude - André António (coordenador para o ensino do Instituto Gineste Marescotti - IGM Portugal)

16h00 - A Humanização dos cuidados - como capacitar, implementar, gerir e avaliar? - Afonso Pimentel (coordenador geral IGM Portugal)

16h30 - Pausa

17h00 - Caso prático e resultados: "Cuidar em Humanitude no quotidiano de uma ERPI - a experiência do Abrigo"- Instituição certificada em Humanitude - Alexandra Silva (directora técnica)



Objectivos

  1. Sensibilizar alunos e técnicos de intervenção social para a Filosofia de Cuidados de Humanidade;
  2. Conhecer o impacto desta filosofia no funcionamento de uma instituição social.


Contextualização

Este Seminário realiza-se no âmbito da disciplina de Avaliação da Qualidade de Residências e Serviços Sociais para Idosos, do mestrado em Gerontologia Social, como complemento do estudo dos modelos da qualidade protagonizados pela Segurança Social. De facto, cada vez mais as instituições sociais se preocupam com a qualidade dos serviços prestados, colocando os indivíduos no centro da sua actividade. Neste sentido, a filosofia da Humanitude, fornece um conjunto de técnicas que profissionalizam e facilitam a relação entre o cuidador e a pessoa cuidada.

A Humanitude é um conceito de base antropológica, que identifica o conjunto de características que nos permitem reconhecer a nós e aos outros como pertencentes à espécie humana, bem como as regras de arte da sua Relação.

A Metodologia de cuidados em Humanitude®, através de técnicas individuais e de processos de gestão, permite profissionalizar o Olhar, a Fala e o Toque (pilares relacionais) e promover estruturadamente a Verticalidade (pilar identitário) e a Utilidade (pilar da sobrevivência), operacionalizando a filosofia humanista que os sustenta.

Inscrições

A presença neste seminário é gratuita. Apenas necessita realizar a sua inscrição, enviando um email para sandra.pinho@isssp.pt.