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Pós-graduação em Mediação Escolar

11 de Outubro de 2019 | Inscrições até dia 11 de Setembro de 2019

Objetivos

A Mediação de Conflitos em Contexto Escolar visa dar ferramentas e estratégias para uma comunicação mais positiva e construtiva, permitindo a prevenção e resolução de conflitos em contexto escolar. Para implementação de um projeto, desta natureza, que se pretende transversal a toda a comunidade escolar, é necessário obter-se formação em Autoconsciência e Inteligência Emocional, em Técnicas de Comunicação - Coaching, PNL - Programação Neurolinguística e CNV - Comunicação Não Violenta -, o "eu" e o relacionamento com os outros, conhecer e saber e aplicar diversas estratégias para prevenção e resolução de conflitos em contexto escolar, designadamente a Mediação de Conflitos.

Principais objetivos

  1. Compreender as situações psicológicas e sociológicas dos conflitos intrapessoais,interpessoais e intergrupais;
  2. Desenvolver capacidades/competências de intervenção em contexto de sala de aula e espaço escolar através de conhecimentos, técnicas, ferramentas e práticas em estratégias preventivas e restaurativas de resolução de conflitos;
  3. Conhecer os princípios fundamentais, o processo, técnicas e ferramentas da Mediação de Conflitos em Contexto Escolar;
  4. Desenhar projeto de Mediação de Conflitos em contexto Escolar;
  5. Autoconhecer-se e perceber como se relaciona com os outros - adquirir/trabalhar a Inteligência Emocional;
  6. Conhecer e saber aplicar técnicas e ferramentas de Coaching e PNL;
  7. Conhecer e saber praticar a técnica de Mindfulness em sala de aula e no processo de Mediação;
  8. Explicar o sentido dos aspetos práticos e teóricos da resolução de conflitos;
  9. Desenhar um projeto de implementação da Mediação de Conflitos em contexto Escolar.

Destinatários/Condições de Admissibilidade

Destinatários

Esta Pós-Graduação em Mediação Escolar, destina-se essencialmente a assistentes sociais, gerontólogos, educadores sociais, animadores, psicólogos, e outros interventores sociais, juristas e outros licenciados em ciências sociais e humanas.

Condições de Admissão e critérios de selecção

  1. Ser detentor de uma licenciatura;
  2. Frequência do último ano de uma licenciatura;
  3. Experiencia Profissional com currículo relevante na área.
A frequência total deste curso com aproveitamento confere ao aluno um diploma de Pós-graduação, numa instituição credível, no qual se inclui a classificação média final obtida, bem como a obtenção de 22,5 ECTS.

Docentes

Adriana Neves
Anabela Quintanilha
Ana Paula Ribeiro
Catarina Castro Oliveira
Elsa Montenegro
Idalina Machado
Maria João Castelo Branco
Maria Sidalina Almeida
Nuno Pires
Zita Sousa

Carga Horária

O curso terá um total de 170 horas, em regime pós-laboral (6ª feira das 17h00 às 22h00 e sábado das 08h30 às 13h30).

Calendarização

11 de Outubro de 2019 a 06 de Março de 2020 (1ª Edição).

Preço

1100€ (pagamento de €500,00 no acto de inscrição, 3 pagamentos no valor de €200 até ao dia 8 de cada mês).
Seguro escolar: 20€
Desconto de 15% para alunos e funcionários do ISSSP.
Desconto de 10% para ex-alunos do ISSSP e formandos ao abrigo dos protocolos com a CESSS.
Desconto de 10% para instituições que enviem grupos de, no mínimo, dois formandos.
Desconto de 10% para formandos que efectuam o pagamento na totalidade no acto de inscrição.

Inscrição

Documentação necessária:
  1. Ficha de inscrição
  2. Comprovativo de pagamento da taxa de inscrição (a enviar para cfec@isssp.pt) para o IBAN PT50 003507550000315533002;
A inscrição só é considerada definitiva após pagamento.

Programa

I - Conflito
  1. Compreender as situações psicológicas e sociológicas dos conflitos intrapessoais, interpessoais e intergrupais (perceções, gatilhos, valores, crenças, necessidades);
  2. Explicar o sentido dos aspetos práticos e teóricos da resolução de conflitos.
II - Inclusão educativa
  1. Conceitos de exclusão e de inclusão;
  2. Situações de vulnerabilidade e exclusão: pobreza, idosos, pessoas com deficiência, minorias étnicas; minorias religiosas;
  3. Diversidade, equidade e inclusão;
  4. Escola: políticas, culturas e práticas inclusivas;
  5. Educação inclusiva: a interação de metodologias de ensino/diferenças individuais.
III - A Criança sujeito de direitos
  1. Processos tutelares cíveis;
  2. Responsabilidades parentais;
  3. Sistema de proteção de crianças e jovens em perigo: âmbito, princípios orientadores e entidades intervenientes.

IV - Inteligência emocional

  1. Autoconsciência: quem sou e como me relaciono com os outros;
  2. Identificação e reconhecimento das minhas emoções;
  3. Autogestão de emoções;
  4. Motivação;
  5. Identificar e reconhecer as emoções dos outros;
  6. Gestão de relacionamentos - gestão emocional dos outros.
V - Técnicas de comunicação
  1. Presença, autenticidade; assertividade;
  2. Empatia e rapport;
  3. Escuta ativa: comunicação verbal, não-verbal e para verbal;
  4. Perceção e comunicação: os sistemas de representação;
  5. Comunicação positiva e construtiva;
  6. Iniciação ao método de comunicação não violenta.
VI - Introdução ao mindfulness
  1. Princípios do mindfulness;
  2. O observador na gestão do conflito interno e externo;
  3. Cápsulas mindfulness para o mediador de conflitos em contexto escolar;
  4. Mindfulness no contexto escolar.
VII - Introdução às técnicas de coaching e de PNL
  1. O que é o coaching?;
  2. Método R.O.S.A.;
    2.1. O questionamento no coaching;
  3. Definição de objetivos S.M.A.R.T.;
  4. O que é a PNL?;
  5. Os sistemas de representação;
  6. A importância da linguagem verbal;
  7. Criação de âncoras em ambiente escolar.
VIII - Parentalidade positiva e disciplina positiva em sala de aula
  1. Conhecimento das fases de desenvolvimento da criança/adolescente - pilares da parentalidade positiva;
  2. Auto-estima - parentalidade proactiva - a adolescência;
  3. Cooperação - Inteligência emocional;
  4. A disciplina positiva em sala de aula;
    4.1. Os cinco critérios da disciplina positiva.
IX - Estratégias de resolução positiva de conflitos, e estratégias restaurativas de resolução de conflitos
  1. Conversas em círculo - assembleias de turma;
  2. A equipa secreta para lidar com o bullying;
  3. Diálogos restaurativos;
  4. Conferências restaurativas.
X - O processo de mediação de conflitos em contexto escolar
  1. Princípios da mediação de conflitos;
  2. Regras da mediação de conflitos;
  3. O processo: identificação das fases;
  4. A apresentação do processo, das regras, do mediador e dos mediados;
  5. Escuta ativa - ora conta lá;
  6. As perguntas;
  7. Estratégias para ultrapassar impasses;
  8. Negociar;
  9. Chegar à solução - o acordo.
XI - O mediador escolar em contexto multicultural
  1. Culturas; perspetivas; valores; necessidades;
  2. Inclusão.
XII - Implementação de um projeto de mediação de conflitos em contexto escolar
  1. Diagnóstico de necessidades;
  2. Intervenientes;
  3. Fases;
  4. Preparação;
  5. Sensibilização;
  6. Formação;
  7. Documentação;
  8. Avaliação e acompanhamento.
Seminários:
  1. Ética na educação;
  2. A escola, a família, a comunidade e a justiça (diferentes variáveis de mediação);
  3. Globalização, identidade e educação para a cidadania;
  4. Parentalidade proactiva - A adolescência;
  5. "Des" Conectado - As redes sociais.

Certificado

O cumprimento com sucesso dos objectivos pedagógicos desta formação será comprovado através da emissão de um: Certificado do Instituto Superior de Serviço Social do Porto por via do seu Centro de Formação e Extensão Comunitária com a homologação da Direcção Geral de Política da Justiça.

Política de desistência

  • Desistências até 72 horas antes do dia do curso: 100% devolução do valor de inscrição;
  • Desistências no período das 72 horas antes do dia do curso: 50% devolução do valor de inscrição;
  • Não comparecimento ou desistência no dia de início do curso: sem devolução do valor de inscrição. Caso o inscrito ainda não tenha liquidado a primeira prestação, aquando da receção do pedido de desistência, terá de liquidar sempre o valor correspondente à inscrição.
  • Contactos e Informações

    email: sandra.pinho@isssp.pt

    Tel: 229577217 ou 912250270

    Para se inscrever preencha a ficha de inscrição, clique aqui.