• EN
  • Facebook
  • Instagram
Você está em: Início > Cursos > Workshop: A construção social da felicidade

Workshop: A construção social da felicidade

Início: 16 de Novembro de 2019 | Inscrições até dia 31 de Outubro de 2019

Objectivos

Todos nós desejamos ser felizes. A busca da felicidade constitui o principal motor e aspiração da existência humana. O objetivo mais profundo e último do ser humano é a felicidade. Conquistar bem-estar e elevar o nível de satisfação com a vida são prioridades cada vez mais importantes no quotidiano das pessoas.
O conceito de Felicidade é complexo e diferenciado mas afirma-se na atualidade como um enquadramento fundamental para explicar compromissos, relações sociais e preenchimento, talvez porque no último meio século a sociedade conheceu um espetacular progresso material que não correspondeu ao aumento simultâneo de esperança, tranquilidade e de paz interior na vida de cada um de nós.
Cada vez mais países estão a questionar-se sobre qual será o objetivo do crescimento económico se não for o da Felicidade e do bem estar, e que estes dois fatores podem contribuir para o desenvolvimento. A Felicidade deve estar na agenda das medidas políticas para promover esse bem estar. Na educação, na saúde, no urbanismo, no planeamento das cidades, todos desejamos uma vida mais saudável, realizada, digna e satisfatória.

Principais objectivos

Pretende-se com esta formação que os formandos:
  1. Sensibilizar os participantes para a importância da construção da felicidade como necessidade básica de subsistência saudável;
  2. Disponibilizar informação que permita aos participantes mudar de atitude e comportamento para serem mais felizes;
  3. Consciencializar os participantes de que a construção da felicidade é um direito, é urgente e possível;
  4. Facilitar nos participantes a compreensão pelo crescente interesse do estudo do fenómeno da felicidade.

Destinatários

Esta formação tem como público todos os profissionais que trabalhem ou pretendam vir a trabalhar na área da intervenção social (como estudantes das áreas de Intervenção Social e Saúde).

Programa

  1. Definições e conceitos de Felicidade (enquadramento teórico dos diferentes conceitos de felicidade no âmbito da multidisciplinaridade das ciências sociais - psicologia, psicologia positiva, sociologia, economia, arquitetura, teorias do desenvolvimento pessoal, ciência política);
  2. Abordagem científica e sociológica deste tema;
  3. Fatores e condicionantes da Felicidade (estratégias comportamentais contextualizadas que contribuem para a felicidade);
  4. Características das pessoas felizes (benefícios emocionais resultantes da construção da felicidade);
  5. A urgência da Felicidade nos dias de hoje;
  6. Imposição de um modelo de Felicidade (falsos pressupostos sobre o processo de construção da felicidade);
  7. Dicas para ser mais FELIZ.

Docente

José António Pinto, 53 anos, licenciado em Serviço Social e mestre em Sociologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, pai de duas filhas, membro externo da bolsa de formadores da AEP, cronista do Jornal Público e da revista Visão, palhaço em contexto hospitalar, funcionário da Junta de Freguesia de Campanhã onde tem desenvolvido nestes contextos territoriais de exclusão diversas actividades de animação no âmbito do teatro, da fotografia e do cinema com populações socialmente desfavorecidas. Não usa relógio nem telemóvel mas toca guitarra clássica.
Em 10 de Dezembro de 2013 foi distinguido com a medalha de ouro do premio direitos humanos da Assembleia da República. No ano seguinte foi orador no Tedex-Porto. Com regularidade é convidado para intervir em palestras, conferências e debates sobre a pobreza e desigualdades sociais.

Em 2016, integra o grupo de trabalho junto do ministério da segurança social como técnico especialista para redigir relatório de recomendações e propostas legislativas no âmbito da protecção social e das medidas de combate à Pobreza.

Em Abril de 2018 a revista TIME-OUT integra o nome de José António Pinto na lista das 60 personalidades que fazem do Porto uma cidade melhor.

Em Maio de 2018 integrou o grupo de trabalho de especialistas, promovido pela Assembleia Municipal do Porto, para estudo de instalação de uma sala de injeção assistida, no âmbito das politicas de combate à toxicodependência na cidade do Porto.

Carga Horária

O curso terá um total de 4 horas.

Calendarização

16 de Novembro de 2019
Horário:9h00 às 13h00

Preço

30€ - profissionais
10€ - alunos

Inscrição

Documentação necessária:
  1. Ficha de inscrição.
  2. Comprovativo de pagamento do valor da inscrição (a enviar para cfec@isssp.pt) para o IBAN PT50 003507550000315533002.

A inscrição só será considerada definitiva após pagamento.

Certificado

O cumprimento com sucesso dos objectivos pedagógicos desta formação será comprovado através da emissão de um: Certificado do Instituto Superior de Serviço Social do Porto por via do seu Centro de Formação e Extensão Comunitária.

Política de desistência

  • Desistências até 96 horas antes do dia do curso: 100% devolução do valor de inscrição;
  • Não comparecimento ou desistência do curso nas 96 horas antes do dia do curso: sem devolução do valor de inscrição. Caso o inscrito ainda não tenha liquidado a primeira prestação, aquando da receção do pedido de desistência, terá de liquidar sempre o valor correspondente à inscrição.
  • Contactos e Informações

    Email: cfec@isssp.pt
    Telf: 229577217 ou 912250270