• EN
  • Imprimir
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • LinkedIn
Você está em: Início > Cursos > Cuidado Domiciliar - Relações de Proteção e Dependência

Cuidado Domiciliar - Relações de Proteção e Dependência

Datas: 07 e 22 de Maio de 2021 | 1ª Edição - Plataforma Zoom

Objetivos

O cuidado domiciliar como uma alternativa à internação hospitalar ou institucional de pessoas dependentes de cuidado é um fenómeno crescente.

Assim, discutir sobre as perspetivas do cuidado em domicílio e as estratégias de proteção às pessoas idosas ou que enfrentam doenças degenerativas e dependências para as atividades da vida diária é uma demanda aos profissionais da área social como assistentes sociais, psicólogos, educadores sociais e outros.

Principais objetivos

  • Refletir sobre as demandas geradas por pessoas dependentes de cuidados reconhecendo as responsabilidades do Estado, da sociedade e da família.
  • Compreender as novas organizações familiares e a capacidade de proteção.
  • Analisar os desafios de proteção social das pessoas dependentes de cuidados em domicilio e elaborar estratégias de intervenção assertivas

  • Destinatários

    Esta formação tem como público-alvo qualquer interessado no seu desenvolvimento pessoal mas, é dirigido especialmente para todos os profissionais que trabalham com famílias, como é o caso dos profissionais do Serviço Social, Gerontologia Social, outros interventores sociais e outros licenciados em ciências sociais e humanas. Mas também a estudantes universitários na área da intervenção social.

    Resultados da aprendizagem

    Os objetivos de aprendizagem se articulam ao conteúdo programático especifico, sendo que, no tópico "Mudança demográfica e avanço da ciência no mundo contemporâneo" serão destacadas e desenvolvidas as reflexões sobre as demandas geradas por pessoas dependentes de cuidados reconhecendo as responsabilidades do Estado, da sociedade e da família. Os demais tópicos, decorrerão de forma articulada para atendimento dos objetivos de aprendizagem, que se entrecruzam em seus conteúdos.

    Docentes

    Marcelo Gallo - Docente do Instituto Superior de Serviço Social do Porto. Pós Doutorado em Serviço Social, Pela UFPB (2014), Pós-Doutorado em Sociologia pela École des Hauste Études en Sciences Socialies (2015), Pós-Doutorado em Economia pela École des Hauste Études en Sciences Socialies (2017), Pós-Doutorado em Curso em Ciência da Educação pela Universidade do Porto (inicio em 2020 - em curso), Doutoramento em Serviço Social em 2013/09/13, Mestrado em Serviço Social em 2009/06/09 pelo(a) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Licenciatura em Pedagogia em 1996/12/17 pelo(a) Centro Universitário Fundação Santo André, Licenciatura Plena em Matemática em 1995/12/13 pelo(a) Centro Universitário Fundação Santo André Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas e Graduado em Serviço Social em 2006/12/11 pelo(a) Faculdade de Mauá . Possui 10 capítulo(s) de livros. Organizou 3 evento(s). Coorientou 4 dissertação(ões) de mestrado. Participa e/ou participou como Bolseiro de Doutoramento em 1 projeto(s), Bolseiro de Mestrado em 1 projeto(s), Bolseiro de Pós-Doutoramento em 3 projeto(s), Investigador em 4 projeto(s), Investigador responsável em 5 projeto(s) e Orientador em 2 projeto(s). Atua na(s) área(s) de Serviço Social, Trabalho e Formação Profissional; Política Social, Proteção Social e Direitos Humanos.

    Tatiana Domingues - Docente Universitária , Gestora da Política de Assistência Social, Consultora em políticas sociais, terceiro setor e responsabilidade social Doutora e Mestre pelo Programa de Estudos Pós Graduados em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP , graduada em Serviço Social pela Universidade de Santo Amaro (2004), atua atualmente como consultora e assessora de Políticas Sociais, programas e projetos em diversidade (gênero e etnia) e inclusão.
    É docente de pós graduação da Faculdade Paulista de Serviço Social de São Caetano do Sul nos cursos Trabalho Social com Família e Gerontologia e, facilitadora de processos de educação profissional para trabalhadores sociais.

    Rosimeire Mantovan - Docente Universitária, Gestora da Política de Assistência Social, Consultora em políticas sociais, terceiro setor e responsabilidade social. Assistente Social e Advogada com especialização em Direito Constitucional e Gestão da Política Pública de Assistência Social. Mestre em Serviço Social pela PUC-SP. Docente do curso de Serviço Social em graduação e pós graduação. Servidora da Prefeitura de Santo André - SP. Gestora da Política de Assistência Social. Atuou na Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo. No período de novembro/07 até maio/08 atuou como assessora no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - Secretaria Nacional de Assistência Social, junto ao Departamento de Proteção Social Especial. Atuou entre 2014 e 2016 como docente do Programa Capacita SUAS no Pará, Rio Grande do Sul e São Paulo.

    Carga horária

    O curso terá um total de 30 horas, em regime online.

    Horário:
    PT: 19:00 - 21:00 (sexta) e 09:00 - 13:00 e 14:00 - 18:00 (sábado)
    BR: 15.00-19.00 (sexta) e 5.00-9.00 e das 10.00-14.00 (sábado)

    ECTS - 5

    Calendarização

  • 07 e 08 de Maio de 2021
  • 14 e 15 de Maio de 2021
  • 21 e 22 de Maio de 2021

  • Programa

    1. Mudança demográfica e o ciclo do envelhecimento no mundo contemporâneo
    2. Políticas Públicas e Envelhecimento em Portugal
    3. O envelhecimento Ativo em Portugal
    4. Políticas Públicas e Envelhecimento no Brasil
    5. Instituições totais e o domicílio como elemento constitutivo da identidade
    6. Cuidado Domiciliar e Cuidado Paliativo
    7. As novas organizações familiares e a capacidade de proteção
    8. A perspetiva do Trabalho de Cuidado ¿Care Work;
    9. Relações entre os protagonistas dos cuidados domiciliares: proteção e dependência

    Pré-requisitos

    Para frequentar este curso é necessário ter acesso a um computador com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web, como por exemplo o Google Chrome). O curso será lecionado com recurso à plataforma Zoom.

    Certificado

    O cumprimento com sucesso dos objetivos pedagógicos desta formação será comprovado através da emissão de um: Certificado do Instituto Superior de Serviço Social do Porto por via do seu Centro de Formação e Extensão Comunitária e pela Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho.

    Preço

  • 200 euros / 1329 Reais
  • Desconto de 15% para alunos e funcionários do ISSSP
  • Desconto de 10% para ex-alunos do ISSSP, formandos ao abrigo dos protocolos com a CESSS
  • Desconto de 10% para desempregados*
  • Desconto de 10% para estudantes do ensino superior*
  • Desconto de 10% para instituições que enviem grupos de, no mínimo, dois formandos

  • *Caso pretenda usufruir do mencionado desconto, deve remeter em conjunto com o comprovativo de pagamento, documento que confirme a situação alegada (ex: cartão de estudante ou documento do Centro de Emprego).

    Inscrição

    Documentação necessária:
    1. Ficha de inscrição.
    2. Comprovativo de pagamento do valor da inscrição (a enviar para cfec@isssp.pt) para o IBAN PT50 003507550000315533002.

    A inscrição só será considerada definitiva após pagamento.

    Política de desistência

  • Desistências até 96 horas antes do dia do curso: 100% devolução do valor de inscrição;
  • Desistências no período das 96 horas antes do dia do curso: 50% devolução do valor de inscrição;
  • Não comparecimento ou desistência no dia de início do curso: sem devolução do valor de inscrição. Caso o inscrito ainda não tenha liquidado a primeira prestação, aquando da receção do pedido de desistência, terá de liquidar sempre o valor correspondente à inscrição.


  • Contactos e Informações

    Email: cfec@isssp.pt
    Telf: 229577217 ou 912250270