• EN
  • Imprimir
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • LinkedIn
Você está em: Início > Cursos > ISSSP | Mensagem à comunidade escolar

ISSSP | Mensagem à comunidade escolar

ISSSP | Mensagem à comunidade escolar


A Direcção da CESSS e o Conselho Directivo do ISSSP querem, neste momento, dirigir a toda a comunidade escolar uma mensagem de Agradecimento, de Solidariedade e de Confiança.

Agradecimento pela forma entusiasta e competente com que todos enfrentaram a crise e a necessidade de alterar os processos de trabalho e de ensino/aprendizagem. Agradecemos a todos os colaboradores não docentes do ISSSP que mantêm todos os serviços em funcionamento em regime de teletrabalho garantindo assim uma "quase normalidade". Agradecemos a todos os docentes a sua rápida adesão a um sistema de ensino à distância que implicou um esforço considerável de adaptação e de reformulação das estratégias de ensino. Aos alunos pela forma responsável como aceitaram o desafio e têm cooperado com os seus professores para tornar as aulas virtuais mais eficientes e produtivas.

Fruto deste esforço de todos, docentes, não docentes e alunos, foi possível realizar, entre o dia 1 e o dia 9 de Abril, os debates dos relatórios de Estágio do 4º ano da Licenciatura em Serviço Social. Organizaram-se 15 júris, compostos por 17 professores que avaliaram o trabalho final de Seminário/Estágio de 24 alunos. Para estes, a maioria dos quais conclui assim a sua Licenciatura, os nossos sinceros Parabéns e votos de uma vida profissional cheia de sucesso.

Solidariedade para com todos aqueles que vivem esta crise com redobrado esforço e/ou com grande sacrifício. Em primeiro lugar uma palavra muito especial para os nossos alunos que trabalham em Lares de Idosos, sabemos que agora se diz ERPI's, Hospitais, e outros equipamentos de apoio social bem como em empresas e serviços que continuam a trabalhar, com risco da sua própria saúde. Muito obrigado pelo vosso esforço. Nós prometemos ajudar da forma mais simples e eficaz: - Ficando em Casa.

Solidariedade também para com todos aqueles vivem pessoalmente o drama de ou estarem contaminados ou terem familiares próximos contaminados. Para todos desejamos as melhoras e um rápido restabelecimento.

Não esquecemos os alunos e as famílias que, fruto das circunstâncias, já perderam o emprego, rendimentos ou irão muito brevemente sentir os efeitos da crise económica anunciada. Para estes queremos dizer que a nossa solidariedade é activa e que ninguém ficará para trás.

Para muitos ainda existe um outro desafio igualmente importante que exige muito esforço, dedicação e carinho. Falo dos alunos que, tendo filhos em idade escolar, ficarão em casa todo o terceiro período escolar devido à não reabertura do ensino básico. Não será fácil conciliar essa exigente e insubstituível tarefa com os estudos, mas nós cá estaremos para encontrar as soluções adequadas.

Finalmente, uma palavra de Confiança no país, na superação da pandemia e no enfrentamento da crise económica, e sobretudo de Confiança no futuro do ISSSP.

Temos razões para acreditar que, com a mobilização de toda a comunidade do ISSSP, docentes, não docentes, alunos, parceiros e ex-alunos (alumni), seremos capazes de resolver sucessivamente todas as muitas dificuldades que vamos enfrentando. Algumas já previsíveis e nas quais estamos já a trabalhar. As outras, decidindo caso a caso, tendo como regra a defesa intransigente da qualidade do ensino e a salvaguarda dos direitos dos Alunos, que são a principal razão de ser de uma Escola.

Os órgãos académicos dos ISSSP, Conselho Científico, Conselho Pedagógico e Conselho Directivo trabalharão de forma concertada para que possamos concluir o ano lectivo dentro dos prazos estipulados, adaptando os regulamentos à medida que as circunstâncias assim o exigirem.

A Direcção da CESSS, com a colaboração do Conselho Directivo e do Gabinete de Acção Social sempre que necessário, tudo fará para que TODOS tenham a possibilidade de concluir os seus estudos no ISSSP. Não é uma tarefa fácil, mas com a repartição das responsabilidades entre cada parte, com sinceridade e transparência encontraremos, para cada caso, a solução adequada.

A todos os mais sinceros Votos de uma Santa Páscoa.

Fiquem bem.

Fiquem seguros.

Fiquem em casa.

Saudações académicas!

10 de Abril de 2020


A Direcção da CESSS

Sara Melo


O Conselho Directivo do ISSSP

José Alberto Reis