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Projeto 1: Itinerários de transição escola trabalho de jovens formados em centros de formação profissional

Objetivos: 

Este projeto tem dois grandes objetivos: analisar se a frequência do ensino profissional favorece a transição para o mercado de trabalho; analisar o abandono/saída deste tipo de formação. 

Quanto ao primeiro objetivo importa perceber: 

  • se à qualificação instituída no centro corresponde a qualificação do posto de trabalho obtido pelos formandos; 
  • se o ensino profissional visa formar trabalhadores em função do conhecimento das necessidades efetivas do mercado de trabalho ou, pelo contrário, sem as ter em conta;
  • se o ensino profissional é uma via de seleção dos estudantes oriundos das camadas sociais populares (menos dotadas de capitais) que garante a integração no mercado de trabalho embora em posições subalternas;
  • se o ensino profissional é uma via para diminuir as taxas de desemprego juvenil;
  • se o ensino profissional é uma via alternativa de acesso ao ensino superior (politécnico ou universitário) ou se o compromete. 
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    Quanto ao segundo objetivo importa perceber: 

  • se a formação profissional organizada em centros de formação promove um modelo de ensino voltado para a resolução de problemas e aquisição de competências ou se reproduz um modelo expositivo desligado da realidade concreta; 
  • se o ensino profissional é uma aprendizagem alternativa porque é mais motivadora e coerente.
  • Composição da equipa:

    Idalina Machado
    Maria Sidalina Almeida
    Hélder Alves