• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
Você está em: Início > Instituição > Projeto 3

Projeto 3: Cérebro, Substâncias Psicoactivas e Meio Social: da produção das dependências à produção de um novo projecto de vida

Objetivos

Desenvolvimento de um modelo de Reabilitação Social baseado na evidência
Eixos de investigação:

  • Exploração de características da população dependente e respetivo impacto no processo de tratamento e inserção social;
  • Consumos de substâncias psicotrópicas na população com mais de 60 anos.
  • Metodologia

    A 1ª fase do estudo, "Alexitimia e consumo de substâncias psicoactivas", procurou compreender o processamento emocional em pessoas com história de consumo de substâncias. Foram aplicados um inquérito sociodemográfico e a Escala de Alexitimia de Toronto, TAS_20.

    A recolha de informação e a introdução dos dados em SPSS contou com a colaboração dos estudantes de 3º ano, da área de dependências do curso de Serviço Social do ISSSP, no ano lectivo 2015_16. Num segundo momento, está a ser administrada uma entrevista semiestruturada sobre o processamento emocional, áudio gravada. A recolha de informação nesta 2ª fase está a ser realizada por 2 estudantes do 2º Ciclo de estudos em Gerontologia Social ministrado no Instituto Superior de Serviço Social do Porto.

    Composição da equipa

    Hélder Alves (ISSSP) 
    Luísa Costa Pinto (ISSSP) 
    Óscar Ribeiro (UA) 
    Rita Conde Dias (Universidade Lusófona) 
    Teresa Soares Souto (ISSSP)

    Instituições envolvidas

    ISSSP, Associação Paredes para a Inclusão, Comunidade Terapêutica Cleanic, Centro de Respostas Integradas(CRI) Central, CRI Ocidental (Matosinhos e Foz), CRI Oriental, Casa do Meio Caminho, Centro Comunitário da Trofa e Sta. Casa da Misericórdia da Maia.